Ai, o assunto hoje é constrangedor . . . mas a gente precisa falar: Plágio.
Em especial, na dança do ventre e do trabalho de uma profissional que admiro muito. Não quero tocar em muitos nomes, mas quero registrar minha tristeza.
![]() | ||
Mercado Persa 2008 |
Tive o prazer e a honra de aprender muito com Nagla Yacoub, uma pessoa que é um exemplo de esforço e trabalho duro. Pois bem, não é de hoje que muitos grupos copiam o trabalho que ela faz. Você gostando ou não, uma coisa é real: o estilo dela é bem marcante. As combinações de passos, a vibração, é uma receita que deu certo. Muita gente acha que "se inspirar" é o mesmo que copiar descaradamente.
![]() | |
Mercado Persa 2007 |
Já dei um flagra muito chato. No ano de 2009 na Semana da Dança de Piracicaba houve um grupo da região que apresentou, sem os devidos créditos, partes inteiras da coreografia que Nagla fez para uma música bem conhecida.
Eu também já tive coreografias copiadas na cara dura. Numa ocasião uma bailarina se ofereceu pra ir na minha casa para estudar junto. Ao chegar ela quis saber no que eu estava trabalhando. Era uma coreografia de saidi com passos de tahtib, que eu estudava na época. Mostrei os passos e ela me pediu a música. Numa boa emprestei o CD, afinal a gente confia na ética de profissionais que trabalham conosco. Importante frisar: A pessoa em questão nem precisava: é talentosa, é famosa e muito competente. Mas pegou uma música em que eu trabalhava e usou para fazer show, com os mesmos passos que eu estudava (que não eram passos comuns na época, era um estudo bem específico).
Onde eu quero chegar com isso? Bem, só quero lembrar (pra quem pensa que vai se safar de copiar e colar coreografias dos outros) que uma hora você será pego e isso vai colocar sua competência em questão, entre outras coisas. Faz isso não.Considere um conselho profissional.