quarta-feira, 25 de maio de 2011

Indignação

Ai, o assunto hoje é constrangedor . . . mas a gente precisa falar: Plágio.
Em especial, na dança do ventre e do trabalho de uma profissional que admiro muito. Não quero tocar em muitos nomes, mas quero registrar minha tristeza.
Mercado Persa 2008

Tive o prazer e a honra de aprender muito com Nagla Yacoub, uma pessoa que é um exemplo de esforço e trabalho duro. Pois bem, não é de hoje que muitos grupos copiam o trabalho que ela faz. Você gostando ou não, uma coisa é real: o estilo dela é bem marcante. As combinações de passos, a vibração, é uma receita que deu certo. Muita gente acha que "se inspirar" é o mesmo que copiar descaradamente.
  
 Mercado Persa 2007
Já dei um flagra muito chato. No ano de 2009 na Semana da Dança de Piracicaba houve um grupo da região que apresentou, sem os devidos créditos, partes inteiras da coreografia que Nagla fez para uma música bem conhecida.
Eu também já tive coreografias copiadas na cara dura. Numa ocasião uma bailarina se ofereceu pra ir na minha casa para estudar junto. Ao chegar ela quis saber no que eu estava trabalhando. Era uma coreografia de saidi com passos de tahtib, que eu estudava na época. Mostrei os passos e ela me pediu a música. Numa boa emprestei o CD, afinal a gente confia na ética de profissionais que trabalham conosco. Importante frisar: A pessoa em questão nem precisava: é talentosa, é famosa e muito competente. Mas pegou uma música em que eu trabalhava e usou para fazer show, com os mesmos passos que eu estudava (que não eram passos comuns na época, era um estudo bem específico).
Onde eu quero chegar com isso? Bem, só quero lembrar (pra quem pensa que vai se safar de copiar e colar coreografias dos outros) que uma hora você será pego e isso vai colocar sua competência em questão, entre outras coisas. Faz isso não.Considere um conselho profissional.

12 comentários:

  1. Contribuindo:
    1- fui ser jurada de um festival que o grupo apresentou a coreografia do MEU dvd Pop e na ficha constava Coreografia: nome da professora !!
    2- Mercado Persa este ano: 1º lugar categoria dupla (lindíssimas, sincronizadas, perfeiitas!) - mas a coreografia era do argentino Samir Abud!!! Será que só eu reparei isso?

    Exelente post! Meninas: usem nossas coreografias, tá tudo certo, mas dêem os créditos, please!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Super Suheil! Que caras de pau.A galera tem que denunciar, num pode passar batido, né?
    Super beijos

    ResponderExcluir
  3. O povo não fica nem vermelho ..... já disseram na minha cara , o que é bonito é prá ser copiado .... então tá ....

    ResponderExcluir
  4. Será que não seria a hora dos profissionais de dança começarem a se organizar no sentido de fazer valer a mesma lei de plágiio da literatura para performances de dança? Pq, sinceramente, mesmo que a gente recrimine, xingue, que a pessoa perca seu crédito enquanto profissional, isso continuará acontecendo. A cara de pau do ser humano é feita de madeira de cedro!

    ResponderExcluir
  5. tem que dar nome aos bois, fato! só assim a pessoa 'se toca'.. que triste!

    ResponderExcluir
  6. Lu,no meu caso nem vale a pena porque faz muito tempo. nem quero mexer nisso não.
    Os da Nagla já estão sendo investigados (vários casos com provas em vídeo).

    ResponderExcluir
  7. pior: sabia que vc tem que registrar a coreografia na biblioteca nacional se quiser reclamar um plágio? escrito e de preferencia com video anexo.

    pasme, pior: se a pessoa mudar 1 movimento, deixa de ser considerado plágio!!

    descobri isso depois do caso 1 que narrei acima. Desclassifiquei o grupo do concurso, expliquei o motivo (plágio) e queriam me processar!!

    Fui procurar os direitos e descobrí isso... TERRÍVEL! Não temos defesa! Só não me processaram porque graças ao bom pai, meu dvd e todo o conteúdo já estavam registrados na biblioteca nacional...

    BJks

    ResponderExcluir
  8. Suheil, isso é super importante, não sabia disso não. Incrível.
    Escreve sobre isso pra gente =)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ixi... Quem estuda bastante pega os plágios no pulo. Ainda bem que não sou só eu que vê estas coisas. Mas acho que está na hora do povo botar a boca no trombone, porque eu sempre fico sendo "A chata" da vez! =/

    Bjoks
    Tati Lamas
    www.radventre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Hum, complicado...
    Quantas bailarinas que vocês conhecem registram seus trabalhos? Eu não conheço nenhuma.
    Acho que para que os direitos de autoria se façam valer as pessoas precisam estar atentas ao assunto, principalmente no que se refere aos meios dessa proteção, como o registro como profissional, o pagamento de seus impostos e o registro legal de suas obras. Contudo não vejo tanto cuidado nas profissionais de dança, como vejo nas obras publicadas pelos autores de livros com quem trabalho.
    Por isso acho imbecil pagar para assistir aulas e workshops onde o que são passadas são apenas sequências que você não poderá usar sem ser chamada de golpista. Convenhamos que não dá para citar 8 ou 9 fontes utilizadas para compor uma coreografia. A maioria dos eventos mal e porcamente diz seu nome. Muitas vezes nada é citado e pressupõe-se que vc se apoderou da autoria. Já aconteceu de uma aluna minha pagar secretamente para outra professora criar uma coreografia para ela me apresentar e ela usar essa mesma coreografia em evento público, aí disseram no alto falante que eu era a professora dela e muita gente já assumiu que eu peguei a coreografia da outra (coisa q eu nem sabia q tinha acontecido) e tudo mais.
    Nada é feito com muito cuidado na dança do ventre e isso é muito ruim para nossa imagem, infelizmente o buraco é muito mais embaixo quando se diz sobre direitos. Muitas das bailarinas que já vi reclamarem do seu trabalho copiado não exitam em piratear um vídeo ou um cd, também não se incomodam em comprar a "imitação" daquela bolsa chiquérrima que ela sempre quis mas não tinha dinheiro para comprar a original. Para mim piratear ou plagiar estão no mesmo patamar de "pecados" que lesam os autores.
    Enfim, adoro a Nagla, o trabalho dela é fabuloso, já fiz algumas aulas com ela substituindo a Lulu e o que estudei foram sequências criadas por ela mesma e outras criadas pelo Gamal (que ela aprendeu também em aula com ele), imagino que ela tenha pedido autorização a ele para também passar isso adiante. Mas e se não pediu? Ela não pagou por aquilo? Ela me disse que era dele, mas se for filmada a aula e alguém colocar no Youtube já sairão falando que Nagla saiu por aí vendendo que a sequência do Gamal era dela...
    Como disse no começo, complicado.

    ResponderExcluir
  12. Elaine, concordo com o que você disse sobre a falta de cuidado que existe com a propriedade intelectual na Dança do Ventre. Mas vou esclarecer minha posição o post: eu só chamo de plágio uma cópia de outro trabalho. Pega a mesma música, copia toda a sequência e se deixar usa o mesmo figurino.Fica claro nesses "trabalhos" que a pessoa só copiou.
    Super numa boa, toda bailarina se utiliza de estudos que teve com seus professores. A idéia é melhorar a qualidade do trabalho, inspirar novas idéias.
    Isso é muito diferente de uma cópia. Não há a menor chance de se confundir um processo com o outro.
    Alguns professores trabalham com sequências do tipo "coringa", são exemplos de emendas de passos, elas descrevem um estilo. Nos melhores trabalhos há ecos de grandes coreógrafos. Mesmo assim, a cópia (na minha opinião) ainda é uma coisa diferente disso.

    ResponderExcluir