quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Saúde dos olhos

Hmmm que delícia que é maquiar os olhos, eu encho de lápis, kohl, máscara pra cílios.
Dava aulas todos os dias e se aparecesse sem lápis as meninas perguntavam: "Que foi tia Samya? Tá tudo bem?"
Tentei usar batom vermelho, gloss, para descansar da maquiagem - porque sentia meus olhos sensibilizados, irritados e coçando constantemente. Não funcionou . . . "que foi tia Samya? Tava chorando?"

Quando eu era criança, 1988/90, era moda para as moças passar lápis preto só dentro do olho (o kajal, que depois foi banido e voltou recentemente). Nas brincadeiras de mocinha a gente enchia o contorno de kajal preto e na mesma hora o bicho lacrimejava em sinal de protesto, ficava vermelho, depois vinha a remela preta no canto das membranas - eca!
Quando finalmente fiquei mocinha(1993 - 1996) era uma garota responsável! Era proibido, segundo a revista Capricho, passar lápis dentro do olho. Portanto eu seguia à risca essa orientação.Em matérias e notinhas da revista, não só oftalmologistas diziam "melhor evitar" como também maquiadores desaconselhavam esse look: tipo assim - quem quer parecer ter olheiras, ou olhos menores? - Fala isso pra mim: uma viciada em lápis muito preto dentro e fora do olho! Em cima e embaixo, com risco borrado pra esfumar e certinho pra delinear "mini-gatinhos," tudo em apenas uma produção; mas tudo bem, maquiadores da Capricho . . . fui fiel dos meus 13 aos 16 anos.

Bom, o fato é que, esse ano meus olhos foram ficando cada vez mais sensíveis. Eu ia apenas uma vez por ano ao oftalmologista, como as visitas ficaram mais frequentes reuní algumas informações que talvez possam ser úteis. Sem pretensões jornalísticas, precisão científica ou qualquer coisa assim, ok? Só papo entre nós mesmo.

Fatores que podem sensibilizar seus olhos ao longo do tempo:

Maquiagem, dermocosméticos e tratamentos:
Nem só o "famigerado" lápis preto é culpado.
Na última consulta, o oftalmologista me examinou comentando notar pontos sensíveis que poderíam ter sido causados por maquiagem ou produtos para a pele. Ele disse que é relativamente comum o que chamam de úlceras corneanas (áreas das córneas com perda de epitélio) por usuárias de produtos com ácidos. A pessoa passa o ácido no rosto e vai dormir. Durante a noite, devido à transpiração ou demais fatores como o ato de esfregar o rosto, o ácido (em baixíssima concentração) entra em contato com os olhos. E assim por muitas noites. Lentamente o estrago vai se fazendo silenciosamente, após muitos anos de descuido.
É importante dizer que a úlcera é causada por infecções decorrentes de processos inflamatórios relacionados a bactérias, fungos e vírus. (Não é que você vai passar um creme anti-idade e vai acordar com uma lesão na córnea).

Lentes de contato:
Usei lentes de contato por mais de 10 anos e meus olhos se adaptavem super bem a elas.Nos últimos tempos não posso ficar mais de 2 horas com as lentes. Segundo o médico, é normal - o uso das lentes pode provocar essa sensibilidade.

Fatores hormonais:
Pois é, minha amiga. Se vc é como eu, toda vez que toma pílula anticoncepcional seu organismo entende que você está grávida e fica piradão . . .bem vinda ao clube. Os olhos podem ficar mais ressecados.


Nota: Digo aqui pra vocês que eu nunca tinha tido sensibilidade à maquiagem. Eu ouvia esse papo e nem dava bola, me sentia imune à irritação nos olhos. Hoje, gostaria de ter tido um tiquinho mais de cuidado, honestamente. Usem com sabedoria =D



12 comentários:

  1. E essa tua maquiagem tá um escândalo, né? Merece que lhe escrevam um poema, um conto, um tratado! rs...

    bj, dama....

    Vi

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, eu sempre tive sensibilidade e fuji da maquiagem, uso com muiiiiiita moderação.
    Se passo algumas horas com uma sombra no olho as pálpebras coçam absurdo e pode ser a marca mais chique, nacional ou importada.
    Eu também vou ao oftalmologista apenas uma vez ao ano e uma vez ele me disse que a saúde dos meus olhos é ótima e que eu "certamente" não utilizava maquiagem.
    Já a lente de contato eu optei por não usar pq já vi muita gente se machucar feio por causa dela, prefiro não arriscar e me dá uma aflição diabólica aquele treco se aproximando do meu olho... fora que acho chiquérrimo o óculos!
    Muita saudade docê flor, vamos marcar aquele papo regado à café em outubro?

    ResponderExcluir
  3. AAaaai, que delícia! Vamos, por favor.
    Agora, essa da maquiagem e dermocosméticos é caso seríssimo, né? Nunca levei a sério, menina. Mas debilita geral a saúde dos olhos (pelo menos o meu - pifou) e ninguém avisa porque é um mercado que sustenta muitas mídias.

    ResponderExcluir
  4. eu nunca empresto meu make up! lápis então? never never. cuidar nunca é demais!!
    valeu a dica...

    ResponderExcluir
  5. Flor, me identifiquei total. Estou com sensibilidade a maquiagem. E olha que nunca fui de abusar! Faço uso de ácido retinóico há anos e ninguém nunca me deu essa informação que vc trouxe... Comecei agora a usar lentes, mas só posso colocá-las nos finais de semana. O olhos coça, coça, coça! Maquiagem, só quando for dançar! Já virou regra.

    ResponderExcluir
  6. Lory, faz essa investigção com o seu oftalmologista. Quem sabe ele pode confirmar se essa informação é de algum estudo em progresso atualmente. Vamos reunir dados pra divulgar e alertar as colegas. Eu realmente gostaria muito de não ter desenvolvido essa sensibilidade - e basta um tiquinho de cuidado.
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Ju, tô indo pra Porto Alegre passar uns dias com a Vivi, quando voltar a gente marca nosso café, fechado?

    ResponderExcluir
  8. Nossa Ju, agora fiquei com medo hein!!

    Meu rosto é praticamente "pista de testes", eu uso TUDO E MAIS UM POUCO para dançar, e todos os dias não abro mão de pó, rímel, blush e baton.

    Nunca tive sensibilidade. Só tive um problema quando tirei o cílio postiço "qui nem qui o nariz", e os resíduos de cola ficaram no meu olho, e o organismo foi acumulando uma espécie de muco em volta do restinho de cola. Parecia quaaaase um terçol. Quando fui ao oftalmo, ele só lavou, tirou o restim de cola e me mostrou. Mó vergonha, eheheh...

    Essa foi a única lição que tirei: lavar MUITO os olhos quando uso cílios postiços, mas nunca havia pensado nos demais produtos não!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Menina, isso é super bem observado - a higienização pós-maquiagem. Sem dúvida, se a gente pensar bem - a cola pode entupir os delicadíssimos folículos pilosos dos cílios.

    ResponderExcluir
  10. Nem me fale nega... o pior é que coça pra carai, parece que o olho está o tempo inteiro com um cisco.

    Mas fiquei pensando mais ainda no seu post: os demaquilantes mais poderosos da indústria - e cada vez mais temos produtos mais resistentes - são à base de óleo, quer dizer, só passar o demaquilante não basta porque certamente ficarão resíduos. O lance é lavar mesmo depois do demaquilante.

    Mas para retirar a maquiagem, o legal também são as toalhinhas umedecidas da Johnson - alto poder de higienização (tira até hipogloss de bunda de nenê, não vai tirar um rimelzinho?), e custa baratim, uns 8 reais.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Pode crer- escreve + dicas dessas pra gente, né? Daí a gente posta aqui também.
    A gente poderia reunir o seguinte: a parte de retirar a maquiagem, a parte da higienização propriamente dita e conferir com oftalmo + dermato essas opções.

    ResponderExcluir