quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Antecipações de sofrimento

  Ah, chegou a minha época do ano bizarra! My personal bizarre, let's call it this way.
A incrível antecipação comercial do Natal. Quando chega mesmo a dita festa eu já até enjoei de tudo isso e não suporto mais ver minhas duas cores favoritas (o vermelho e o verde) juntas e associadas a tudo isso.
Não gosto, tenho trauma sim e outras coisas que rondam minha mente me fazem detestar essa época. Sem nenhum bom humor.
Meu sonho não é acabar com o Natal. Não senhores, é tão mais simples . . .
(Não tenho nada contra a celebração de vocês, adoro que a realizem).
Só gostaria, realmente de que me deixassem seguir minha vida "Natal-less". Mas meu projeto de passar uma noite tranquila ao invés dessa tal de noite "feliz" é   perturbado todo ano com toda sorte de maquinações familiares, incluindo chantagens emocionais. E é claro que me sinto tão mal com tudo isso que me esforço tanto, mas tanto, mas tanto pra curtir esse treco. Só que não rola, sinto uma tristeza profunda quando minha família começa a ficar toda exaltada por detalhes mínimos. Saio de casa e vejo casais gritando com os filhos pequenos nos shoppings, se estressando pra comprar, carregar e pagar um monte de bobagens que nem vão fazer diferença. Entre outras muitas coisas que me cortam o coração.
Houve épocas em que eu ainda procurava as  belezas  sutis dessa época, esperando que elas me contagiassem. Desesperadamente eu busquei, com meu olhar positivo, juro.

Qualquer hora vai me aparecer aquele "fantasma" do Dickens . . . A_Christmas_Carol

7 comentários:

  1. Hum... tenho tentado ressignificar meus natais para que não chegue a odiá-los. Quem sabe esse ano consigo? Boa sorte para nós! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Flor, também vivi muitos Natais tumultuados com todo o estresse familiar, as brigas por bobagens e a disputa de "passar com quem", mas hoje eu adoro decorar a casa, comprar presentes para os que amo, agradecer a Deus por ter mais uma celebração ao lado deles e chorar de saudade dos que a presença física nos foi privada.
    Mas o Natal é só mais um dia em família, um feriado cristão de celebração e "trégua", e a gente dá a ele o significado que quiser.
    O foda é a obrigação de dar presente, de fazer banquete. A gente precisa reinventar essa coisa toda, isso já passou da hora!
    Eu adoraria celebrar o Natal assim, tomando sorvete com todos numa deliciosa sorveteria, de chinelo de dedo e bermuda, com a cara do Brasil e não com um Papai Noel morrendo de calor sufocado pela barba branca e pela roupa quente. Ao invés de boneco de neve, fazer um maravilhoso boneco de areia na beira do mar em um fim de tarde. Quem sabe um dia!
    De toda forma, minha árvore de Natal já está montada desde o começo do mês (todo ano eu faço algo especial nela: pirulitos, bombons etc. e esse ano o "tema" é o amor, eu coloquei presentinhos com foto de todos os seres que eu amo e que acrescentam em minha vida) e os presentes já estão comprados com um orçamento bem enxuto, para serem uma demonstração de carinho e não de consumismo e interesse.
    Sei que, de um jeito ou de outro, vai encontrar sua forma de celebrar sem precisar se isolar, mas não procure as belezas dessa época fora de você porque não vai encontrar, a magia acontece bem lá dentro e, muitas vezes, não faz o menor sentido para o resto do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Natal é tédio na certa... essa coisa de jantar em família, com gente que vc vê uma vez por ano e tem que fingir cordialidade e sentimentos profundos. Por isso vou acampar na praia com o bofe - eu, ele, a barraca, o céu azul e o mar. Vai ser um Natal interessante! ^-^

    ResponderExcluir
  4. Bom, como natal para mim não significa nada, se eu pudesse, ia curtir por aí numa barraca na praia, na montanha, ou sei-lá-onde-bem-longe-de-gente, como disse a Shaide. No máximo, levaria minha mãe e meu pai junto!
    Mas meu bofe, não sei por que cargas d'água, faz questão de passar o dia com a parentaiada - minha e dele(aquela mesma que a gente mal vê uma ou duas vezes por ano, além do dia do natal).
    Quando nossas únicas avós, a minha e a dele, eram vivas, até justificava-se, afinal, poderia ser o último ano em que festejávamos junto delas.
    Mas hoje em dia... sinceramente! Tô de saco cheio de ir em churrascos cheios de gente com quem eu mal tenho contato, cuja comida não aproveito nada por ser vegetariana. E muito me admira meu namorado também, sendo vegetariano, fazer tanta questão de ir a essas festas!
    Enfim... hábitos que as pessoas enraízam durante décadas, dos quais será muito difícil se libertar!

    Desculpa o desabafo Samya! Tava tudo entalado! rsrsrs...

    =******************************

    ResponderExcluir
  5. tenso! rsrs passo pelas mesmas coisas..mas se tem algo que me anima e me faz virar criança nessa época: os piscas!! adorooooo
    podia ter pisca pisca o ano todo,,,hi,hi
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de me reunir com a minha família, isso inclui tios, primos, primas e acompanhentes (pq sempre tem). Mas Natal... Ah, natal era bom quando eu era criança. Quando eu ainda achava que quase tudo o que se queria, de verdade, com essa data, era a celebração da vida. Depois cresci, vi que as pessoas estão interessadas nos pormenores que ela traz, nada que se aproxime de celebrar alguma coisa.
    Ih, to ranheta hoje.

    ResponderExcluir
  7. Viva os pisca pisca! Tb adoro, confesso . . .

    ResponderExcluir