domingo, 8 de novembro de 2009

O ingrediente secreto

Uma vez alguém me perguntou: "afinal, que bailarina você anda estudando, hein? Você tá dançando muuuuuuito! " - Com aquela ênfase exageradamente hiperbólica redundante que geralmente acompanha nosso discurso ao elogiar sinceramente outra bellydancer.
Fiquei tão envergonhada, entre outras coisas porque não estava "estudando" bailarina nenhuma. Respondi inocentemente: "a bailarina Samya Xuuuu!"
Não confundam as coisas - Não significa que eu seja um gênio, uma espécie de auto-didata que nasceu com consciência plena do corpinho ou algo do gênero. Eu estava concentrada em deixar fluir tudo o que havia tecnicamente estudado minha vida inteira e meu foco estava justamente em me preocupar com minha expressão, sem imitar ninguém. Inclusive eu estava evitando todo tipo de referências.
Outro detalhe importante, minha ligação com a música: sou muito concentrada na qualidade das melodias, é como se elas falassem comigo. Até mesmo os ritmos árabes parecem ter humor para mim. As pausas, momentos de tensão e relaxamento, tudo isso forma um conjunto poderoso que se traduz em movimentos muito rapidamente. Não dá pra explicar com palavras, assim eu danço.
Acho que esse processo in, de dentro -íntima de verdade, faz a gente improvisar com prazer. Sentir que dança de verdade.
E é só isso.
Se houver um segredo, arrisco meu palpite - a paixão de dançar ( não subestimem esse poder da natureza!) .
Jamais deixei de amar a dança, mas quando minha paixão me abandonou . . . foi como se eu mesma tivesse morrido um pouco. E eu não encontrava aquela Samya apaixonada em lugar nenhum.

2 comentários:

  1. ô flor, que Deus abençoe seu processo, para mim ele é fundamental, ainda estou na briga nessa busca.

    ResponderExcluir
  2. e ainda bem que a paixão voltou, né Samyão! O que seria do mundinho belly dance sem esse seu quadril poderoso e toda sua energia na dança????

    ResponderExcluir