terça-feira, 16 de novembro de 2010

Criança mimada, auto-estima irreal

É, problemas de auto-estima.
Saiba que na tentativa de resolver probleminhas de baixa auto-estima muita gente acaba criando um monstro de si mesmo: uma criança mimada (estilo Madimbu "vou ti comê, vou ti comê") .
Exatamente como pais super protetores fazem com a criança mimada; os amigos dizem: "não se importe com isso, você é muito especial, você é mais do que isso."
 Sabemos o quanto isso é cruel; privar uma pessoa de seu próprio crescimento, de encarar fatos da vida. Um deles: você não é perfeito, nem especial - pelo menos não mais do que ninguém - e não vai obter sucesso em muitas empreitadas.
Segundo especialistas, auto-estima alta e pouco realista é problemática porque a pessoa não usa o feedback negativo como informação. Isso faz com que a pessoa não aprimore seu comportamento ao longo do tempo; assim,  continua cometendo os mesmos erros. Ou seja: as críticas negativas podem fazer um bem danado!

Outro aspecto apontado: Essa característica (a de se achar the Wonder Woman, sabe?) pode levar a pessoa a não reconhecer suas limitações. Assim ela assume compromissos ou funções das quais não vai dar conta. E isso é claro, não precisamos nem dizer o quanto é problemático . . .
Nas palavras do expert: "Flexibilidade no conhecimento e capacidade de usar feedback corretivo permite à pessoa ser mais adaptada. Se você tiver um autoconhecimento mais flexível será capaz de usar a desaprovação como informação". ( Dr. Robert Leahy)

Vamos buscar a dita "auto-estima realista". 
Pessoalmente, não me importo se isso me fará uma pessoa mais adaptada, mas confesso :  o argumento de utilizar isso como informação me seduz bastante . . .

2 comentários:

  1. Sabe fia, enquanto professora de crianças já vi algumas 'pecinhas' com o ego nas alturas. Verdadeiros reizinhos e princesinhas de seus papais e mamães. Um problemão, pois quando eram frustrados em suas vontades a reação era horrorosa.

    O convite que vc nos faz é um desafio... Um exercício de tolerância consigo mesmo. Mas como vc disse, não deixa de ser muito interessante (e, se me permite, enriquecedor).

    bjks.

    ResponderExcluir
  2. Ju td bem?
    Primeiramente quero agradecer a sua visita no meu blog!! segundo dizer que te leio faz tempinho mas nunca assino pq leio meus blogs de manha no serviço e alguns - como o blogspot são bloqueados!!!
    E terceiro. adorei seu poswt sobre olhos/lentes de contato/maquiagem - com com um problemão!!kkkk

    EW Sobre mimadinhos.. bem isto realmente é um problema grande quando cresce viu? swerá que tem salvação?? dificil viu? alias sobre a humanidade, etou bem conformista.. aceito como ela éh... e se nao aceito dou as costas!!!! bjokas mil flor!!

    ResponderExcluir