sábado, 20 de novembro de 2010

Fique sabendo

Girls,
Estou pesquisando sobre produtos cosméticos desde que discutimos aqui (no tópico Saúde dos Olhos) como maquiagem ruim pode afetar nosso organismo. Apesar de parecer muito neurótico, o assunto merece mais atenção da nossa parte. Além disso, nos últimos anos há uma febre de anúncios de maquiagem mineral no mercado (mas nem todas são realmente mineral make-up).

Acabei de encontrar um vídeo interessante : 10 tips on choosing natural beauty products - 10 dicas para escolher produtos de beleza naturais (leia-se produtos que não prejudicam sua saúde). Saiba o porquê:

 Muitas marcas anunciam produtos orgânicos e naturais, mas adicionam componentes considerados tóxicos na composição desses produtos. Se você se importa com isso, não caia numa jogada de marketing. Aprenda a reconhecer o produto além do que é anunciado.

Em resumo:
Não confie no rótulo
  O produto pode conter substâncias sintéticas que prejudicam a saúde, mas eles não serão anunciados. No vídeo, são informados os nomes de ingredientes tóxicos e você pode pesquisar.

Leia a composição (ficha técnica do produto)
assim, você pode identificar os ingredientes e analisar o produto com critério.

Escolha produtos sem fragrância: xampus, creme de barbear, desodorantes. 
Segundo o vídeo - De acordo com a lei, as indústrias não são obrigadas a fornecer informações detalhadas sobre os componentes usados nas fragrâncias.

O vídeo também  faz alertas para a consciência do consumidor, aconselhando-o  a procurar na embalagem os selos que comprovem que não houve testes em animais. Explica também o conceito de embalagem "eco-friendly" (preferência por caixas ou embalagens de vidro), produtos que podem ser reciclados ou reaproveitados ao invés de descartados como lixo.

Mas talvez o melhor concelho de todos seja : Use menos produtos, afinal com uma rotina básica de cuidados, você reduz a probabilidade de exposição aos componentes perigosos.

4 comentários:

  1. Gostei. Gostei do blog, gostei dos assuntos, gostei da escrita. Gostei e fiquei.
    Beijoca.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Natalia! Miooooow pruuuupruuuu
    Obrigada pelo carinho de gato.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Ju , thanks God tenho marido farmacêutico , passo tudo pra ele ler e verificar o que tem ou deixa de ter ..... mas estar informada é tudo !!! Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Querida!!!!
    Cade vc!!!!! to sentindo sua falta esses dias!
    Bejos

    ResponderExcluir