quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Direção

Assim como o ator, o cantor e outros bailarinos:bailarina de dança do ventre precisa de direção. Poucas reconhecem a importância desta técnica-algumas até desdenham.
Sem exames de autocrítica e muitas vezes uma análise apurada de um vídeo (pode ser caseiro) não temos certeza da medida certa de nossa "entrega cheia de sinceridade" aplicada em cena, do tônus perfeito para um certo movimento no momento "tal" da melodia e assim por diante. Em resumo: muitas intensões podem não ficar bem claras para quem nos assiste.

Como se fosse um texto - faz muito sentido para o autor, mas nem sempre conseguimos compreender a exposição de idéias. Muitas vezes porque não houve uma exposição clara, de fato, seja por imperícia técnica, escolhas ruins, articulação pobre, pressa ou falta de
paciência o resultado é o mesmo: a comunicação do que era mais importante se perdeu num emaranhado de palavras.


E tem mais: É uma questão de ângulo, de visão.
No caso da composição de dança é literalmente olhar-se de fora e se possível um pouco de cima para visualizar deslocamentos, postura, linhas e alcance de expressão.
Isso o espelho não faz.
Agora compare: do espelho para a câmera ( vídeo) ; e do vídeo entregue-se para a análise de um bom profissional.
Eu explico:Você ensaia se olhando no espelho e grava essa mesma apresentação - pede à uma profissional de confiança para assistir você. São 3 avaliações.
Você escreve suas 2 avaliações separadamente. Uma logo depois de dançar e se ver no espelho e outra depois de assistir ao vídeo. A profissional convidada escreve a terceira.
Agora compare a impressão 1 à impressão 2 que é sua própria avaliação depois de ver à fita. Quanta diferença, não é mesmo? Você está chocada eu sei.
Leia a avaliação do outro profissional, do outro olhar, o de fora - o do público.

Você acha que dá para se avaliar, corrigir ou ter uma real dimensão da sua dança assistindo a um vídeo?
Pense nas bailarinas que você viu ao vivo, de pertinho depois de ver por muitos anos em vídeo. Há milhões de detalhes que o vídeo não capta.



Não é só porque você atingiu um desenvolvimento satisfatório na sua dança que pode sair por aí dispensando recursos que as artes utilizam há milênios . . . isso pode ser só o começo.

Pensem com carinho.

8 comentários:

  1. Muito interessante isso, minha flor. Dá pra falar mais, explicar melhor como funciona? Pra nós leiguinhas vale o mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Oi bela,
    Agora dei uma arrumada geral nele :-) num tava dando pra entender mesmo hahahaha
    São meus surtos . . .
    Obrigada, beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Vc tá viva?! Nem acredito!!! rs

    Menina, há uns belos anos atrás fiz apenas UMA aula com vc (substituindo a Adriana Lima, que adoeceu na época) e pirei na sua dança!

    Bom ver vc de novo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. lindonaaaaaaaaaaa,
    acabei de descobrir seu blog... saudades master de vc!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Adorei descobrir o seu blog! Ja estou acompanhando! Passa lá no meu qdo der...
    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Querida Samya!

    Estou há muito tempo querendo saber de vc. Que bom que agora vou poder te acompanhar aqui. Lendo este post lembro de vc no espetáculo da Lù Midlej aqui no Rio. Eu fiquei encantada com a sua leitura musical e com a sua expressividade.Visitei o site so seu espaço, muito lindo. Compreender a importância da direção é um processo de maturidade, reconhecer isto requer vivência e reflexão.Adorei te encontrar. Quando quiser visite o meu blog. BJs, Andréa Vieira.

    ResponderExcluir
  7. Ju!!
    Saudades demais de ti!!
    Visitei teu site e estou muito feliz por vc! Parabéns por todo teu trabalho. Você merece!
    E agora vou poder te acompanhar por aqui!
    :))
    Espero que ainda tenha meu msn! Preciso te passar meu novo número de celular! Perdi o anterior e, consequentemente, todos os meus contatos (inclusive o teu).
    Sdds!!!!!!!
    beijão!!

    Xerox, Eliane.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, Samia-Ju. Não tinha antes pensado na importância da avaliação cara-a-cara. De fato, o vídeo, por exemplo, é incapaz de capturar a energia trocada entre bailarina e platéia, elemento importante para um bom show.
    Beijim!

    ResponderExcluir