terça-feira, 22 de junho de 2010

A importância da atualização

Ultimamente tenho ministrado muitas aulas sobre atualização de movimentos e fundamentos.
Me alegra (confesso) notar que os bailarinos têm mostrado bastante interesse por disciplinas que não incluam apenas o tema Técnica de quadril. Aparentemente, muitos conscientizaram-se da importância de seu desenvolvimento como um dançarino completo, um ser integral e expressivo. Um verdadeiro artista, estudante de artes cênicas, aprimorando-se no estudo de música, dança e teatro.
Assim, as técnicas precisam ser atualizadas; e mais: de acordo com o trabalho que você se propõe a fazer, assim terá recursos precisos que permitirão qualquer criação. Nesse momento você entende que não pode haver impedimentos do tipo: "é proibido levantar os calcanhares nesse movimento específico". Quem disse? "Minha professora disse que é feio". Sim ela acha feio, muitas coisas lindas no mundo, lindas e expressivas já foram ditas feias. Talvez sejam.
O sistema sem regras (vale lembrar) funciona para indivíduos muito conscientes e em harmonia com conceitos básicos de ritmo e harmonia musical. Mas até aí, condenar todos os praticantes de uma determinada dança a seguir um código . . . me parece tão arriscado.
Prefiro me arriscar nos outros limites: correr o risco de ser vulgar, desengonçada, ser acusada de não "saber " dançar. Afinal, o modo como sinto a música é tão forte que me sinto obrigada a dizer a verdade. Sei lá, é uma expressão da alma - digamos assim.

3 comentários:

  1. Regras fram feitas pra serem quebradas, não é mesmo? SEm isso a coisa toda não evolui, caímos no mais do mesmo, na dança quadradinha, empacotada, cheia de amarras!
    E quebrar regras é bom demais... a sensação de dançar em liberdade não tem preço!

    ResponderExcluir
  2. Samyaaaaaaaaaaaaa
    Quer dizer que vc esta aqui direto?
    e eu mandando uma aluna minha para ser cuidada por vc em Pira....vc esta la algum dia ou tem alguem que possa indicar para ela?
    O nome dela e Vanessa Vacari, e ela adoraria ter aulas ai, na verdade eu eh que gostaria que ela tivesse aulas durante o mes para poder aproveitar melhor as aulas mensais aqui
    o celular dela eh 9804 4755 e ela eh da sua terrinha mesmo.
    Liga linda??
    beijos e saudades
    Lulu

    ResponderExcluir