segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Blonde Venus, and much much more!



Weelly, weelly, weelly, weelly, well . . . amigas. Todas nós temos nossas inspirações, pop inspirations - aquelas figuras que simplesmente encantam nossos olhinhos e deixam nossos corações apaixonados. Algo assim como "woooow, parece que ela saiu da minha cabeça, porque essa é a mulher que eu sou de verdade;  quando não tenho medo! "
Vamos parar um pouquinho aqui e analisar o "medo" - se você não gosta dessa palavra pode trocar por receio, auto-proteção, vergonha, ou até  comportamento adequado - tá valendo.
Minha mestra da adolescência,  a malévola Madonna, apresentou-me a ícones culturais que me permitiram elencar um rico repertório de divas, das mais ingênuas e vitimadas pela mídia - até as mais independentes - incríveis business women como ela mesma.
Quando ela lançou Erotica, trouxe um personagem à la Marlene Dietrich comandando o the Girlie Show (usando cartola, fraque, aquela coisa andrógena elegantérrima). No clipe ficava ainda mais evidente a inspiração da musa. Eu me apaixonei. Eu disse: sou essa mulher - uma controladora descontrolada que adora poder e fala baixo e suave. Eu tinha só 13 anos. Claro que não foi consciente assim, mas não é que depois de muuuuitos anos as evidências se confirmaram?

Outras referências
Por muitos anos eu quis me identificar com as outras referências: Marylin Monroe, com seu rosto incrivelmente belo e sensual, aquele narizinho que empresta uma doçura de criança na expressão dela (e a faz fotografar belíssimamente jogando a cabeça pra trás com os olhos semi cerrados). Confesso que tentei reproduzir isso muitos vezes e o efeito é catastrófico: minha estrutura óssea não permite - só quebrando o nariz e refazendo.

Uma sílfide que me assombrou bastante também foi a magnífica Rita Hayworth. Seu rosto é como um raio de sol, mas o que eu sempre amei nessa mulher foi a elegância do porte físico. Pra mim, ela tem o corpo mais lindo do mundo. É de uma delicadeza, tão feminino e forte. Bailarina. Mas pra quem cresceu praticando esportes, dando porrada em molecada e entrando e saindo de regimes  -  como me comparar com uma moça delicada como ela? Minha delicadeza é algo extra corpóreo.

 A mulher estilo Audrey Hepburn -  complicado. Pra mim ela é  a escolha mais inteligente. Porque ela é uma mulher-gato. Miudinha, andando na rua passaria desapercebida (adoro isso). De jeans e camiseta ela pode ir aonde quiser. Com um vestido de gala é impossível tirar os olhos dela. E sempre aparenta ter 15 anos de idade e seu rosto é divino. O poder do rosto dela é indescritível.


Agora, com Marlene Dietrich eu me identifiquei.
Ela tem traço fortes, nariz de leoa. Há algo nela (além do incrível talento) - algo no olhar dela que arde. 
Ela tem pernas curtas, não tem boca carnuda, não se exibe como uma criatura frágil. Ela se coloca de igual pra igual e até compete de maneira lúdica com o homem - vestindo suas roupas. Ela tem senso de humor, sempre se mostra inteligente. Quando canta aquelas músicas bobas de cabaret, você lê no rosto dela milhares de intenções. Ela enriquece tudo que se aproxima dela.
Hoje em dia, ela ainda me parece muito avant - garde, para a nossa era inclusive. Acredito que poucos entendam  a genialidade da coisa. Apesar de todo mundo falar que adora uma "mulher poderosa". Tá na moda, né?
Quando eu perder o  "medinho" quem sabe eu me torne mais artista, hein?

3 comentários:

  1. Eu não sei qual mulher poderosa eu gostaria de ser.... Sou extremamente volúvel... Como vc, Madonna é um ícone desde a minha adolescência, e muita coisa do quela diz/faz são coisas que eu gostaria de ter dito ou feito...

    Mas te digo uma coisa: na maioria das vezes eu me pego aliando esse poder com inteligência. E se tiver bom humor então, me ganha fácil fácil, rs...
    bjk

    ResponderExcluir
  2. A Sophia Loren é tudo que eu queria ser: italiana, gostosona, poderosa! Bonita de cabelo curto, longo, preso, solto, descabelada! Sensual até a alma: http://www.onlygoodmovies.com/blog/wp-content/uploads/2009/09/sophia-loren.jpg

    ResponderExcluir